BILBAO Engenharia

Avaliação e Gerenciamento de Riscos

Uma avaliação de riscos possibilita determinar as estratégias necessárias para minimizar os riscos. É usada para identificar, documentar e posteriormente através de um gerenciamento, reduzir riscos ou até eliminá-los em uma determinada atividade, máquina ou processo.
Uma avaliação de risco é uma ferramenta que ajuda a quantificar os perigos e riscos potenciais, a gravidade dos perigos e riscos, a frequência de exposição aos perigos e estratégias a fim de minimizar os riscos e/ou evitar possíveis danos. Esta ferramenta não é uma “solução total” e rápida para todas as questões de segurança, nem é uma garantia de um local 100% livre de eventualidades. Mas sim um diagnóstico e uma prescrição de segurança, utilizada para documentar os riscos em um local de trabalho, auxiliando na determinação de um nível aceitável de risco servindo de base na elaboração de um plano de ação para mitigar os riscos.
Para o Gerenciamento de Riscos, a consultoria assessora e elabora programas de Gerenciamentos de Riscos Ocupacionais (GRO) na perspectiva de diminuir a possibilidade de acidentes, assim como elabora e, estabelece planos de contingência para as atividades e suas eventualidades. 

Auditoria de NR’s

A auditoria das NR’s, tem foco na verificação do nível de atendimento e de implementação de Norma de Segurança no Trabalho - NR resultando em um relatório pormenorizado, o qual é emitido com orientações para eventual regularização, assim como, indica os valores e o grau de infração de cada um dos itens não atendidos, e seu impacto financeiro acumulado auxiliando no gerenciamento e gestão da Segurança do Trabalho. O modelo do relatório foi idealizado para fornecer todas as informações necessárias ao empresário/gestor de maneira clara, objetiva e direta, não se tratando portanto de “monografia”, que é o que com bastante frequência se observa e se encontra no mercado, o que dificulta o atendimento e entendimento por parte das empresas e indústrias.

Avaliação Industria 4.0

A Industria 4.0 não é mais uma perspectiva para o amanhã, ela já está acontecendo em muitas empresas com o uso de Robôs Industriais, Robôs Colaborativos (COBOTS), Drones, Exoesqueletos, Veículos não Tripulados dentre tantos outros. Estas tecnologias também necessitam ser avaliadas, não apenas do ponto de vista da Segurança mas também com relação as e suas funcionalidades, por meio de uma Análise de Risco avançada e específica, a qual analisa as Normas Nacionais e também internacionais utilizando-as como fonte de referência, o que possibilita à empresa conhecer e gerenciar os riscos evidenciados de maneira adequada.

Laudos e Pareceres

Elaboramos laudos e pareceres relativos a situações de segurança no trabalho, desenvolvidos de maneira isenta e técnica pelos nossos consultores sêniores, podendo ser relativos a situações específicas: postos de trabalho, máquinas, sistemas, equipamentos dentre outras, e com a devida emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do CREA.

Programa de Controle de Energias Perigosas - LOTO

O LOTO é a sigla para LockOut & TagOut, uma ferramenta de segurança em que se aplica o Bloqueio e Sinalização de Energias Perigosas em máquinas e equipamentos. Sempre que é necessário realizar serviços de manutenção, lubrificação, ajustes, troca de peça ou “setup” de equipamentos, é preciso que estes estejam desligados (desenergizados) e que todo o fluxo de materiais nas tubulações seja interrompido. Isso é feito normalmente desligando a alimentação elétrica do equipamento e fechando as válvulas. No entanto, isso não basta. Uma pessoa que não esteja envolvida na operação pode acionar alguma válvula ou botão que libere energia, podendo gerar movimentação inesperada de componentes da máquina, colocando em risco a vida do profissional que está executando o trabalho no equipamento. O LOTO é um conjunto de procedimentos que previnem que isso aconteça. No Brasil, é conhecido também através do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP).

Mapeamento Ergonômico

O Mapeamento Ergonômico consiste na identificação de perigos ou fatores de riscos ergonômicos, estando os mesmos fundamentados nos conceitos da ergonomia e de sua Norma regulamentadora – NR17. A Avaliação Preliminar desses riscos, permite formatar um inventário de riscos ergonômicos, que possibilitará à empresa, além do atendimento à Norma, definir estratégias de gestão em segurança e saúde do trabalhador, para diminuir a possibilidade de agravos à saúde, consoante, também, às exigências de NR-1 quanto ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO.

Assistência de Perícia e Investigação de A.T.

Realizadas de maneira isenta e altamente técnica, a perícia e assistência de perícia são realizadas por consultores sêniores. O resultado destes serviços possibilitarão constituir peças de defesa em eventuais situações judiciais e que conjuntamente com o escritório de advocacia, parceiro da nossa empresa, construirão robustos argumentos jurídicos e técnicos nestes campos, em benefício do cliente, além de propiciar amplo apoio técnico para tomada de decisões estratégicas gerenciais.

Conteúdos para SST/RV e RA

Elaboramos conteúdos, específicos e alinhados com as tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, sob demanda, e relativos à prevenção de acidentes no trabalho. Os conteúdos, além de possuírem cunho técnico. e com lastro em Normas Nacionais e/ou Internacionais, são pedagogicamente adequados ao público que se destina.

Capacitações e Palestras

As capacitações e palestras, tem como foco a Prevenção de Acidentes, Atualização das Normas Brasileiras NRs, bem como o Comportamento Seguro as quais são realizadas pelos consultores sêniores que detém , capacidade e amplo conhecimento técnico, também a habilidade de comunicação, uma vez que os mesmos possuem larga experiência como docentes em Faculdades e Universidades Brasileiras, tendo realizado centenas de palestras e capacitações nos mais diversos segmentos industriais e comerciais.

Proteção de Máquinas e Equipamentos

A atividade de verificação e posterior adequação relativa a proteção de máquinas e equipamentos é realizada em parceria com empresa de grande experiência na matéria. O grande diferencial é que a determinação do tipo de proteções, as mais apropriadas para se atingir um nível adequado de proteção ao trabalhador, parte de uma análise de Riscos e de uma criteriosa definição Técnica/Regulamentar e Financeira. A escolha do tipo de proteção mais adequada é tratada de forma colegiada tecnicamente, incluindo aqui, a figura dos operadores das máquinas, dos responsáveis pela manutenção e da produção das empresas assessoradas.
A Análise, Projeto, Fabricação, Instalação e manutenção fazem parte deste serviço, emissão de ART do CREA.

Prevenção Acidentes no Lar

Milhares de acidentes, acontecem dentro dos lares anualmente no país, com perdas irreparáveis de vidas as quais poderiam ser evitadas. São eles: quedas, choques elétricos, afogamentos, insolações, envenenamentos entre tantos outros que podem ser evitados. Neste sentido os consultores desenvolvem trabalhos junto a Associações e Entidades, Cívicas, Público e Privadas no intuito de estabelecer a Percepção de Riscos, como forma de evitar situações perigosas e de risco no lar.

Prevenção ao Consumo de Drogas

Praticando o Diálogo sobre Drogas e Prevenção. Ao longo de sua história, os seres humanos sempre fizeram uso de diversas substâncias psicoativas, que são as drogas que alteram o funcionamento cerebral causando modificações no estado mental e comportamental, sendo elas lícitas ou ilícitas. Algumas são usadas para o tratamento de doenças, como os medicamentos, porém também podem funcionar toxicamente, pois, todas as substâncias psicoativas são capazes de provocar dependência, podendo causar danos sociais e à saúde, assim como podem levar à ocorrência de acidentes no trabalho ou fora dele. O impacto do uso nocivo de álcool e outras drogas na vida das pessoas é um problema social, que envolve saúde, educação, segurança, além de repercussões negativas na economia, pelas doenças, acidentes de trânsito, de trabalho, violência, diminuição ou perda de produtividade, dentre outros agravantes. Visando incentivar hábitos saudáveis das pessoas, com o olhar do cuidado, de valorização da vida e da segurança, no trabalho, em casa, na escola, nos diferentes ambientes, apresentamos nossa proposta de educação para a prevenção. Reside na construção participativa de soluções, num ambiente de aprendizagem que possibilita o intercâmbio de conhecimentos e novas visões, estimula a integração do grupo de trabalho, levanta pontos importantes de reflexão, como o reconhecimento de que: - Há situações em que o uso de álcool e outras drogas influenciam negativamente a saúde física, a rotina ou as relações pessoais, assim como pode comprometer uma relação de trabalho; - Os quadros de abuso e dependência de drogas são passíveis de tratamento; - Existe uma rede de recursos na comunidade que pode ajudar; - É preciso falar sobre isso, conhecer para propor ações, com respeito e empatia, para a melhora do autocuidado que pode influenciar mudanças positivas de comportamentos coletivos; - Quando as organizações se apropriam da responsabilidade de atuar preventivamente, começam a ser trilhados caminhos mais acertados. Vamos dialogar sobre a prevenção?

Comportamento e Segurança

Praticando o Cuidado para o Comportamento Seguro. No universo dos acidentes, no trabalho e fora dele, é amplamente aceito o fato dos acidentes serem multifatoriais, razão pela qual quando se trata de fazer a gestão da segurança com foco na engenharia de prevenção de riscos, há o fator relativo e fundamental relacionado ao comportamento individual e coletivo das pessoas. O comportamento de risco pode ser descrito como um comportamento inaceitável com um resultado potencialmente negativo no qual as precauções não são tomadas, como excesso de velocidade, álcool e direção, abuso de drogas, operação de máquinas sem proteções, atitudes temerárias, dentre outras. Tudo é "aprendido", assim e nesta perspectiva é que é possível apreender a ter um comportamento mais seguro. A consultoria, aqui oferecida, propicia um despertar sobre: O que faz com que aconteçam desvios de ações corretas e seguras? Como transformar regras de segurança em cultura de segurança? Aquela em que a segurança de cada indivíduo é um valor inegociável, não sendo, portanto, apenas uma obrigação, uma prioridade. Em resposta a estas e outras questões importantes, vamos refletindo e trilhando caminhos para o comportamento seguro, a cultura de aprendizado, antecipação e cuidado. Muito cuidado!

Prevenção de Acidentes em Locais Recreativos

Muitos acidentes envolvem locais de recreação como parques de diversão, clubes Recreativos, atividades ao ar livre ou “in door” dentre outros, com consequências eventualmente desastrosas e muitas das vezes resultando em óbitos. Todas as atividades recreativas apresentam algum grau de risco, mas é dever do fornecedor, do organizador do evento ou do proprietário da instalação, minimizar ou alertar sobre os perigos que são previsíveis e possíveis. Os organizadores das situações anteriormente citadas devem fornecer aos participantes um ambiente seguro e ter um plano de segurança para evitar os perigos ou acidentes que possam surgir. Além disso, os proprietários das instalações são responsáveis por inspecionar e manter suas instalações o mais seguras possível. Para tanto elaboramos Diagnósticos e Planos específicos para cada situação, de modo a diminuir a possibilidade de ocorrências e consequentemente alertar os visitantes e usuários sobre os riscos presentes e que requerem a atenção dos usuários.

Ações de Responsabilidade Social

A Bilbao Engenharia colabora diretamente com entidades filantrópicas, e também órgãos do poder público, para a disseminação da percepção de Riscos como fator preponderante para diminuição dos acidentes em todas as atividades humanas.

Prevenção Acidentes 3ª Idade

A nossa população está envelhecendo e há o registro de inúmeros acidentes com pessoas da terceira idade, com alta incidência de óbitos que tiveram como origem os acidentes domésticos e principalmente as quedas, que numa evolução hospitalar, acabaram em óbito. Assim, assessoramos para a concepção da arquitetura de segurança em ambientes de convivência residencial ou compartilhada, onde idosos residem, orientando na busca de medidas apropriadas para melhorar e adequar o ambiente residencial ou compartilhado, de maneira a diminuir a possibilidade de um acidente.

Prevenção Acidentes em Escolas

Muitas crianças são vítimas de traumas em ambiente escolar. Entende-se que uma correta e profunda avaliação de riscos potenciais em todo o ambiente escolar, torna-se necessária para que, se possa atuar de forma positiva e prevencionista. Assim acreditamos que estes são parâmetros considerados fundamentais para que se possa estabelecer uma política própria para cada um dos ambientes escolares, com definições claras de ações necessárias e impactantes no sentido de reduzir a ocorrência desses acidentes, e também para diminuir a gravidade dos mesmos.
A escola deve desempenhar um papel fundamental na proteção da saúde e bem-estar infantil, visando garantir um ambiente seguro para as brincadeiras e atividades escolares, neste sentido a Bilbao Engenharia presta o suporte necessário para um ambiente escolar mais seguro.