BILBAO Engenharia

Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) Subsídio para o PGR (NR 01)

O objetivo da AEP, é realizar um mapeamento dos fatores de riscos ergonômicos presentes nas atividades de cada setor da empresa e classificá-los, apresentando a sua gravidade e as possibilidades de controle para a adaptação das situações de trabalho. Esta avaliação preliminar, obrigatória para todas as empresas, sinalizará os pontos críticos que realmente necessitem de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), estudo mais aprofundado, a fim de atender as exigências da Norma Regulamentadora 17 (NR-17) e os Processos entre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), como também o de Gerenciamentos dos Riscos Ocupacionais (GRO), no atendimento da Norma Regulamentadora 01 (NR-01). Documento entregue terá o inventário de riscos e o plano de ação.

Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Esta análise é desenvolvida por equipe multidisciplinar e especialistas em Ergonomia, com Certificação Internacional pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios – CNAM/FR. O processo de análise inicia-se por visitas na empresa para a coleta dos dados necessários ao estudo: do ambiente, dos postos de trabalho, dos maquinários, equipamentos e ferramentas manuais, do processo produtivo e de tudo o que envolve os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Estes dados são importantes para as análises e avaliações qualitativas e quantitativas para apontar o nível dos riscos encontrados e que fornecerão subsídios para as medidas de controle e propostas de sugestões de melhorias. A entrega do documento poderá ser por meio virtual e/ou físico e por meio de uma devolutiva aos responsáveis da empresa, pelos profissionais envolvidos. Este serviço tem como metodologia o Manual de Aplicação da NR-17.
Porque realizar uma AET da sua empresa: - Melhoria na saúde, conforto e segurança dos colaboradores - Diminuição de desperdícios - Melhoria na produtividade - Melhoria na organização do ambiente de trabalho - Redução de custos - Redução de absenteísmo - Cumprimento de leis trabalhistas - Prevenção de reclamatórias trabalhistas - Processos de certificação, entre outros.

Gestão Ergonômica em Home Office

Com o aumento da necessidade dos trabalhos em Home Office, surge a preocupação com a saúde dos trabalhadores de empresas ou de profissionais liberais, que por muitas vezes acabam por adaptar um posto de trabalho, em suas casas, para executar as suas atividades laborais. A Bilbao Engenharia dispõe de Especialistas na área de ergonomia, para realizar análises, orientação e acompanhamento, tanto in loco como online, de forma a atender a legislação NR-17 e assim se adequar a essa nova realidade.

Ergonomia e a NR 12 (Máquinas e Equipamentos)

O estudo de máquinas e equipamentos está previsto na NR-17, e a Bilbao Engenharia possui uma equipe multidisciplinar de especialistas nas duas áreas, ergonomia e NR-12, o que fará uma diferença muito importante nas análises e propostas de melhorias mais eficazes. Este serviço também atende projetistas de máquinas e equipamentos, uma vez que a consultoria proposta contribui para que a máquina/equipamento “nasça” dentro dos parâmetros das Normas Regulamentadoras (NRs) mencionadas, diminuindo assim eventuais passivos junto ao cliente, órgãos de fiscalização, judiciais e trabalhistas.

Avaliação Técnica de Luminosidade

A Iluminação é um ponto de suma importância para o desenvolvimento seguro das tarefas, seja para a segurança da saúde dos trabalhadores, como para o desenvolvimento da tarefa que resulta na qualidade do produto. A coleta de dados de luminosidade do ambiente, medições e cálculos seguem a Norma de Higiene Ocupacional – NHO -11, da Fundacentro (2018). O relatório é composto pelas medições e layout do(s) setor(es), com as identificações dos pontos que estão abaixo do nível recomendado (se houver) e propostas de sugestões de melhorias.

Avaliação Técnica de Conforto Térmico

Os dados referentes ao conforto térmico, conforme a NR-17 (Temperatura, Umidade, Velocidade do Ar), são coletados através de equipamentos específicos e calibrados, com a emissão de um relatório contendo as medições, os parâmetros estipulados pela norma e propostas de sugestões de melhorias.

Palestras de Ergonomia e Capacitação para Comitês de Ergonomia (COERGO).

São palestras com duração de 60 minutos, , ministradas por especialistas na área, podendo ser personalizadas de acordo com o ramo industrial e a realidade da empresa, realizadas in loco ou on line, conforme disponibilidade do cliente.

Blitz Ergonômica

São ações pontuais com visitas nos locais de trabalho/postos para observação das situações de trabalho, tendo como intuito orientar os trabalhadores em tempo real, os comportamentos posturais durante a rotina de trabalho, a utilização de equipamentos, o levantamento e manuseio de cargas entre outras situações laborais, bem como orientar possíveis ajustes nos postos de trabalho.